Momento Turbo: Custos x Despesas na frota

Compartilhe esta notícia:

Essas palavras podem parecer sinônimos, mas elas impactam de forma diferente na saúde financeira da sua frota.

Administrar uma frota exige uma série de conhecimentos, além de muito fôlego e organização para colocar a operação em pleno funcionamento. Estar atento às finanças também é papel fundamental do gestor de frotas, que precisa sempre buscar por economia e bons investimentos para garantir a otimização de recursos. Mas uma dúvida comum entre esses profissionais multitarefas é a diferença entre custo e despesa. Para solucionar isso, a LeasePlan, líder mundial no setor de car as a service, explica o que significa cada uma dessas palavras além de mostrar exemplos.

Car parked on road,Car parked on street

Custo

Os custos estão ligados à atividade principal da empresa. São os gastos que geralmente estão envolvidos na produção ou aquisição de um produto ou serviço. E sem esses custos, por exemplo, não é possível oferecer o serviço realizado pela frota. É o caso do abastecimento dos veículos, que é essencial para que os mesmos rodem pelas ruas.

Os custos são divididos entre fixos, variáveis, diretos e indiretos.

Despesa

As despesas são os gastos relacionados a tudo que é necessário para manter toda a estrutura da empresa funcionando, mas que não tem ligação direta com sua atividade principal. Exemplos de despesa são a manutenção e pagamento de multas.

As despesas são divididas entre regulares, fixas e extraordinárias.

Depreciação é custo ou despesa?

Depende! Quando o veículo é usado diretamente na produção, a taxa de depreciação será considerada como custo. Agora, se o veículo não é usado na produção, é visto como despesa.

Seja um custo ou uma despesa, o importante é procurar serviços que vão contribuir para a saúde financeira da sua empresa, e um deles é a terceirização de frotas, que oferece previsibilidade nos custos além de otimização.

Sobre a LeasePlan

A LeasePlan está há mais de 50 anos no mercado e é líder mundial no setor de car as a service e busca, cada vez mais, proporcionar a mobilidade necessária para pessoas e empresas, sejam elas pequenas, médias ou grandes. Atuando em 29 países e com uma frota de 1,9 milhão de veículos, a empresa oferece suporte total para a administração do ciclo das frotas, desde a compra e manutenção até a sua venda pós término de contrato.  Além disso, atenta a um futuro mais sustentável e ecológico, a LeasePlan tem como meta zerar as emissões líquidas de toda a sua frota até 2030. 

Compartilhe esta notícia: